couve-flor tronco e membros


O corpo utópico
julho 28, 2006, 11:42 pm
Filed under: GERAL, REFERÊNCIAS

Elisabete Finger

Gente,

aí vai uma traduçao-resumo tabajara do texto do Foucault. Nao é o texto que vc tem por escrito Mi, é um pedaço dele, que o Gus e o Ri devem ter no CD historico que eu deixei com a minha mae. O texto escrito é mais completo, mas eu deixei em Angers, e só vou pegar em setembro…

 

Bom, acho que isso que eu to mandando já dá pra dar uma idéia do que ele chama de heterotopia. é importante ler tudo, pq mesmo quando parece que nao tem mais nada a ver com o nosso assunto ele continua enunciando princípios que esclarecem seus conceitos.

 

Logo de inicio vcs vao ver que o que nós (por minha culpa, eu confesso) estávamos chamando de “nao lugares”, de heterotopias, nao é exatamente o que ele considera como tal. De início ele já separa os “lugares de passagem”, do que ele vai explicar como heterotopia. Mas os instrumentos que ele usa pra discutir “territorio” (e ele nao usa nem uma vez essa palavra) sao importantes para nós, pelo menos é o que eu acho…

 

Tô bem intrigada com esse assunto e tô pensando em escrever um texto de verdade discutindo isso, que se ficar razoável pode ir pro catálogo, site ou sei lá. O problema é que só vou poder fazer isso depois do dia 15 de agosto, quando volto pra Paris, e vou ter um computador de verdade.

 

Mando tbem em anexo um pedacinho que eu adoro do “le corps utopique”. Só pra dar um gosto, vou tentar traduzir mais depois. Ricardo, nao se estressa, o Foucault tem um pouco essa idéia de que “eu tenho meu corpo”, mas é importante ver o contexto onde ele escreveu isso e ele desenvolve seus argumentos muito bem.

 

Vou mandar outro e-mail com fotos

 

Bjus enormes

Beti

ANEXO 1 – Le corps utopique

O corpo utópico

Meu corpo é o contrario de uma utopia, o que nao esta nunca sob um outro céu. Ele é o lugar absoluto, o pequeno fragmento de espaço com o qual, no sentido literal, eu “faço corpo”.

Meu corpo “topia” impiedosa (mon corps topie impytoiable) (…)

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

